Couro natural ou ecológico – qual escolher? Deixe um comentário

O couro de grão é a matéria-prima mais popular usada para a produção de sapatos, bolsas ou acessórios. Seus amantes o escolhem por causa de sua alta durabilidade ou aparência única. No entanto, sapatos e acessórios feitos do chamado couro ecológico, ou seja, material sintético, estão cada vez mais disponíveis no mercado. Qual a diferença entre couro natural e couro ecológico e qual será a melhor escolha?

Antes de continuar, conheça esses modelos:

Embora à primeira vista esses dois materiais pareçam idênticos, muitas diferenças podem ser apontadas entre eles.

Couro natural e ecológico – como são feitos?

O primeiro é um material de origem animal. Na produção de sapatos ou bolsas, o couro de vaca é geralmente usado. Essa matéria-prima, após a extração, é submetida a diversos processos: limpeza, curtimento, revestimento e manutenção. Depende deles o cheiro e a textura que o produto acabado terá.

Devido à crescente conscientização sobre os direitos dos animais e questões éticas, o couro ecológico também apareceu no mercado. Sua formação é um processo totalmente químico e não envolve sofrimento animal. O couro ecológico é um material artificial – poliéster revestido com cloreto de polivinila.

Couro natural e ecológico – diferenças de preço em favor do material sintético

Embora sapatos ou acessórios feitos de couro natural encante muitas pessoas com sua textura única e aparência atemporal, você tem que admitir uma coisa – seus preços podem ser terrivelmente altos. Por isso, os acessórios de couro ecológico são escolhidos não apenas por quem se preocupa com o bem-estar dos animais. Eles são muito mais baratos do que seus homólogos feitos de material natural.

Outra vantagem importante do couro sintético ou derma, também chamado de couro ecológico, é o fato de que os produtos feitos dele são muito mais fáceis de decorar do que o couro natural. Além disso, você pode encontrá-los em muitos padrões e cores diferentes, o que é difícil no caso de material de origem animal.

Durabilidade – um ponto para o couro natural

E o que fala a favor de sapatos, bolsas e luvas feitas de couro natural? Em primeiro lugar, sua longa vida útil – acessórios feitos dele podem nos servir até mesmo várias estações. Isso se deve não só ao melhor acabamento, mas também às propriedades da própria matéria-prima, que é mais resistente à abrasão ou trincas do que a sintética. Então, se você está se perguntando qual couro – natural ou orgânico – será um investimento mais de longo prazo, a resposta é a primeira. Tudo porque o material de origem animal é mais espesso e rígido, o que afeta sua melhor durabilidade.

Que tipo de couro é mais fácil de limpar?

Cada material – seja natural ou sintético – deve ser devidamente cuidado para poder desfrutar de produtos feitos deles por muitos anos. No caso do couro ecológico, a limpeza não é muito complicada – basta limpá-lo regularmente com um pano macio e úmido. Além disso, os sapatos exigidos de couro não exigem polimento, que é uma etapa necessária no cuidado dos sapatos de couro de grão. Você pode ler mais sobre sapatos de limpeza de couro natural em outro artigo do blog.

Por outro lado, o couro natural é um material muito mais flexível que se adapta ao formato do pé, o que ajuda a evitar abrasões e calos, e também não sensibiliza – o que o material sintético pode fazer. Além disso, sapatos feitos de plástico natural têm melhor permeabilidade ao ar, para que o pé não sue.

Como distinguir o couro natural do couro ecológico?

Sapatos ou acessórios bem feitos, feitos de couro ecológico de alta qualidade, podem ser semelhantes aos feitos de matéria-prima “real”. Então, como distinguir o couro natural do couro artificial? A primeira pista deve, naturalmente, ser um rótulo, em que o fabricante é obrigado a fornecer informações sobre a composição do produto. Observe também a textura do acessório ou do sapato em si. Aqueles feitos de couro natural terão um arranjo de ranhura mais irregular, no caso de uma contraparte artificial você será capaz de notar a repetibilidade dos padrões.

Outros sentidos também ajudarão você a fazer uma distinção entre material natural e sintético – tato e até… cheirar. Como reconhecer o couro natural? Toque-o! É mais grosso e rígido que o skai, que tem uma textura bastante escorregadia. O couro natural também tem um cheiro característico e inconfundível, enquanto o sintético – ou não tem, ou (se o material for de baixa qualidade) cheira a borracha.

O que escolher?

Se couro ecológico ou couro natural é uma escolha melhor, depende apenas de suas necessidades. Se você se preocupa com uma grande seleção, um preço baixo e um produto que não se redime pelo sofrimento dos animais, escolha um produto feito de imitação de couro. Por outro lado, quando durabilidade e conforto são importantes para você, sapatos feitos de material animal serão uma escolha melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

usevitae