Como lavar roupas novas? Especialistas dissipam dúvidas Deixe um comentário

Entrando em qualquer loja, somos tentados por belas blusas, vestidos, casacos ou moletons. Tudo parece que você quer pegá-lo, correr para a caixa registradora, trocar de roupa e ir para a cidade. Comentário! Esse cenário deve ser enriquecido com mais um elemento importante. Especialistas defendem que cada peça de roupa que compramos deve ser imediatamente jogada na máquina de lavar. Veja por que é tão importante para a nossa saúde.

Antes de continuar, conheça esses modelos:

Por que devemos lavar roupas novas?

Mesmo que as roupas estejam limpas e limpas, pode haver toxinas nocivas nelas. Lee W. Johnson, fundador da empresa de moda masculina Old Bull Lee, revela que a maioria das fábricas de vestuário está localizada em áreas industriais de alto tráfego, com alta concentração de pessoas, caminhões e instalações de fabricação. Ele acrescenta que há “qualidade do ar questionável” nesses locais. Para resfriá-los, janelas são abertas ali, o que permite que as impurezas circulem e as fixem aos tecidos.

“Muitos poluentes transportados pelo ar provavelmente se instalam em objetos durante sua produção. Antes que as roupas cheguem até você, elas podem parecer boas, mas há muitas coisas nelas que você pode não ver a olho nu”, acrescenta a especialista em entrevista ao huffpost.com.

Além disso, mesmo que haja uma melhor circulação de ar em uma determinada fábrica, isso ainda não muda o fato de que os produtos químicos usados na produção de roupas podem ser perigosos. Johnson adverte, em particular, contra:

    • chumbo, que é um componente bastante comum de muitos pigmentos coloridos,
    • formaldeído, que é um carcinógeno conhecido,
    • PFC, ou seja, agente hidrofóbico à base de hidrofluorocarbonetos,
  • Corante de dispersão AZO, que é facilmente absorvido pela pele e está associado à dermatite de contato. Além disso, estudos comprovaram que ele tem propriedades cancerígenas.

O dermatologista Dr. Azadeh Shirazi também alerta contra a quinolina, que aparece em grandes quantidades, principalmente no poliéster. Não só pode causar dermatite de contato alérgica, mas também está associada ao risco de câncer.

Como as toxinas das roupas afetam a pele?

As toxinas das roupas podem levar, em primeiro lugar, à dermatite de contato. Manifesta-se por uma erupção cutânea vermelha e com coceira. É causada pelo contato direto com uma substância específica.

A transpiração e o atrito, causados pelo uso de roupas apertadas, podem contribuir para a liberação de corantes e produtos químicos potencialmente irritantes ou alergênicos em nossa pele. “Da mesma forma que caem na máquina de lavar, infelizmente também caem no suor do nosso corpo”, explica a Dra. Loretta Ciraldo, dermatologista com consultório.

O especialista acrescenta que a dermatite alérgica de contato também pode se manifestar como hiperpigmentação. Eles geralmente aparecem sob a axila, na região da virilha, na cintura ou sob a mama. “A pele se dobra em cima de si mesma e algumas roupas podem ficar bem presas entre suas dobras. Em tal situação, não há fluxo de ar, então os produtos químicos atingem mais fundo e se tornam ainda mais reativos com o nosso corpo” – explica o médico.

Os mais expostos aos produtos químicos das roupas são as pessoas com eczema ou aquelas que têm a pele muito sensível.

Como lavar roupas novas para não danificá-las?

Para lavar corretamente roupas novas, é preciso se ater a algumas dicas importantes. Lee W. Johnson sugere virá-los do avesso antes de colocá-los na máquina de lavar. Também vale a pena lavá-los em água fria. Graças a isso, eles manterão sua cor natural e intensa. Se você tem uma secadora, coloque sua roupa lá. Isso ajudará a se livrar de tantas toxinas e impurezas quanto possível.

Se as roupas que você compra são frágeis e você tem medo de danificá-las, você sempre pode lavá-las à mão. “Uma lavagem rápida das mãos com um pouco de detergente é tudo o que você realmente precisa para remover alguns produtos químicos, corantes e outras coisas de suas roupas antes de entrar em contato com sua pele”, diz o Dr. Shirazi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

usevitae