Como evitar saltos rachados e secos em 7 passos Deixe um comentário

Salto seco e rachado é uma das maiores inseguranças que sentimos ao andar descalço ou usar sapatos abertos.

Antes de continuar, conheça esses modelos:

Felizmente, existem maneiras de evitar saltos rachados antes do verão começar.

No artigo a seguir, vamos te ensinar 7 maneiras de evitar saltos rachados.

Como posso evitar que meus calcanhares rachem?

Para evitar saltos rachados, você deve mergulhar os pés em água morna, esfoliar os calcanhares ressecados e usar hidratantes para os pés. Além disso, procure beber 2 litros de água por dia e aumente o consumo de ômega 3 para ter uma pele mais hidratada e elástica.

Continue lendo para mais detalhes.

7 maneiras de evitar saltos rachados e secos:

1. Mergulhe os pés em água morna.

O primeiro passo para evitar saltos rachados é mergulhar os pés em água morna regularmente. Os calcanhares são uma das partes mais abusadas do pé, por isso é importante dar-lhes um pouco de carinho, especialmente no verão.

O segredo é usar água morna, não quente. Para saber se a temperatura está correta, despeje um pouco de água no dorso da mão; ou seja, no dorso da palma da mão.

Esta área é sensível e irá dizer-lhe se a água está muito quente.

Para obter melhores resultados, você pode adicionar sal de Epsom ou óleos essenciais à sua água. Apenas lembre-se de verificar com um farmacêutico ou podólogo para saber as quantidades exatas.

calcanhares rachados submersos em água morna

2. Esfolie seus calcanhares rachados.

Esfoliar os pés é uma maneira simples de remover a pele morta dos pés e evitar calcanhares duros.

Uma pedra-pomes é ótima para esfoliar os pés, ou uma lima de pé também faz. Você pode comprá-los em uma farmácia ou até mesmo em alguns supermercados.

ARTIGO RELACIONADO: 11 remédios caseiros para fungo unha.

3. Hidrate os calcanhares com cremes.

Depois de mergulhar os pés em água morna e esfoliar os calcanhares rachados, mantenha-os hidratados para que fiquem macios por mais tempo.

Invista em um hidratante de qualidade para pés e calcanhares. Na medida do possível, contém 20% de ureia entre seus ingredientes. Aplique o creme antes de começar o dia, bem como à noite antes de dormir.

Mulher derramando creme em seus calcanhares rachados

O que é ureia e como ela previne calcanhares rachados?

Uma das propriedades da ureia, e talvez a mais significativa, é que ela reduz e evita a perda de água através da pele. Graças a isso, permite uma hidratação mais eficaz, atingindo camadas mais profundas e não apenas a epiderme.

A ureia previne calcanhares rachados porque é capaz de penetrar na epiderme e derme, por isso a hidratação é mais profunda e, portanto, mais eficaz.

4. Use sapatos fechados.

Embora não seja fácil usar sapatos fechados no verão, isso ajudará a proteger seus pés. O calor e o sol podem causar estragos nos pés que ainda não se recuperam do ressecamento.

Considere equilibrar o tempo que você gasta com sapatos de bico aberto, como sandálias ou franciscanos, e sapatos fechados para evitar saltos secos.

5. Mantenha-se hidratado.

Parece um conselho óbvio, mas estamos acostumados a beber refrigerante em vez de água. Se você quiser evitar o ressecamento em seus calcanhares, você deve beber água sem açúcar ou adoçantes.

A água ajuda a manter a pele hidratada e, portanto, é menos provável que você acabe com a pele seca ou rachada.

Mulher bebendo água

Quanta água devo beber por dia?

Especialistas em saúde recomendam beber cerca de 2 litros (ou 8 copos de água) por dia para se manter hidratado e desfrutar de uma pele mais hidratada.

6. Consuma mais Ômega-3.

A pele do calcanhar fica seca devido à falta de hidratação e elasticidade. Para melhorar este último aspecto, você deve aumentar sua ingestão de ômega-3. Ajuda a tornar a sua pele mais flexível, suave e menos propensa a secar e rachar.

Quais alimentos contêm altas quantidades de ômega-3?

  • Óleo de linhaça.
  • azeite.
  • louco.
  • marisco.
  • abacate.
  • Vegetais de folhas verdes (como espinafre ou alface).
  • Peixe azul (atum, bonito, truta, sardinha e salmão).
Alimentos com ômega 3 para evitar calcanhares rachados

7. Evite cremes com álcool.

Se você realmente quer evitar ter saltos rachados, você deve ter cuidado ao comprar cremes para os pés. Aqueles que contêm álcool ressecam a pele e não fazem nada para melhorar a aparência de seus calcanhares.

Ter cuidado com esta substância irá ajudá-lo a manter seus calcanhares macios e bonitos para o verão.

Como posso remover os calcanhares rachados?

Se as rachaduras não são tão graves, você pode usar remédios caseiros para remover seus calcanhares rachados. Entre os mais populares estão água de rosas, creme de banana e abacate, bicarbonato de sódio, vaselina, cera de parafina, azeite, mel, farinha de arroz, aveia, enxaguante bucal e mistura de vinagre, sal de Epsom, aloe vera e manteiga de karité.

Existem também alguns óleos que você usa no dia a dia que podem ajudar a suavizar os calcanhares, como vegetais, azeitona, gergelim, coco, melaleuca e óleo de vitamina E.

Por que os saltos racham?

Os calcanhares dos pés racham e secam porque não há glândulas sebáceas nessa área. Essa falta de hidratação faz com que a pele rache e resseque, causando feridas e dores.

Outras razões pelas quais os calcanhares racham são falta de hidratação, superexposição à poluição e condições médicas, como eczema, diabetes, tireoide e psoríase.

Conclusão

Salto rachado é mais normal do que você imagina, especialmente porque poucos prestam atenção à saúde de seus pés. Como estão sempre cobertos, não sentem a necessidade de lhes dar os devidos cuidados.

Consuma mais água e alimentos com ômega 3 para ter uma pele mais elástica e cuide dos pés mergulhando-os em água morna, esfoliando-os e usando hidratantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

usevitae